top of page

QUE É A SUPERFÍCIE DE ATAQUE?

Fonte: bit.ly/34erf31444



ree


Quando falamos sobre a superfície de ataque no contexto da inteligência de ameaças cibernéticas, o que queremos dizer é a soma total de todas as maneiras pelas quais um agente mal-intencionado ou hacker pode obter acesso não autorizado a um sistema ou rede de destino. Isso inclui tudo, desde as interfaces visíveis, como sites ou aplicativos, até os protocolos e tecnologias subjacentes que permitem a comunicação e a troca de dados.


Pense nisso como uma casa - a superfície de ataque seria todas as portas, janelas, respiradouros e quaisquer outros pontos de entrada em potencial que alguém poderia usar para invadir. Da mesma forma, a superfície de ataque na segurança cibernética refere-se a todos os pontos de entrada que um hacker pode usar para obter acesso às informações confidenciais de um alvo.


Portanto, o objetivo de entender a superfície de ataque é identificar as possíveis fraquezas de um sistema e priorizar as ameaças mais prementes. Essas informações são usadas para informar e orientar o desenvolvimento de estratégias de mitigação que podem ajudar a evitar ataques bem-sucedidos e manter o sistema de destino e seus dados seguros.


Vamos contextualizar isso em nosso cenário Brasileiro, nossa casa, analisando a superfície de geração de energia brasileira, podemos identificar os diversos pontos a serem explorados, por meio de OSINT oferecida pela própria ANNEL:





Analisando nosso cenário, podemos verificar uma extraordinária e poderosa oportunidade de estudo e analise, não apenas sobre atores de ameaças, indo muito a frente, também como oportunidade de aprendizado. Imaginemos quantas dessas superfícies tem potencial para gerar OSINT e inteligencia acionável, eu como profissional atuante na área de energia, fico empolgado com isso, e você?


Publicado por:

Joao Paulo Mendes de Carvalho



 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page